Nureen pelo Egito

Diario de viagem de Nureen Hayat

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Camelos

O camelo ou dromedário, mais exatamente. Vivem nos desertos do Oriente Médio. Seu nome científico é Camelus dromedarius, de modo que você pode chamar de uma forma ou de outra, que não tem problema. Ele possui primo chamado Camelus bactrianus e muitas pessoas confundem. Ele tem uma corcova. seu primo é que tem duas.




O camelo é um mamífero roedor que habita as regiões desérticas de África, Arábia e Ásia Central.


Existem duas espécies de camelos: o dromedário ou camelo árabe, que tem uma só bossa, e o bactriano, mais comum na Ásia Central, que possui duas.

Durante muito tempo pensava-se que as bossas continham água, necessária às grandes travessias do deserto. Mas o que acontece é que os camelos, sempre que podem, comem em grandes quantidades, sobretudo alimentos ricos em líquidos como os cactos ou outros vegetais, de forma a criar reservas de gordura. Essa gordura é armazenada nas bossas e utilizada sempre que o animal não pode comer ou beber. Por isso ele é capaz de andar mais de 100 km num só dia sem se alimentar.




A cria do camelo nasce ao fim de 370/440 dias de gestação,Tem o corpo coberto de uma lã macia e já se parece com os pais. Contudo ainda não tem bossas nem almofadas nas articulações das patas dianteiras. Como outros grandes animais corredores, o bebé pode levantar-se duas horas após o nascimento. Nos primeiros momentos as suas pernas esguias cambaleiam muito mas um dia ou dois depois já consegue correr. Por haver pouco que comer no deserto, depende exclusivamente do leite da mãe durante um ano. Dez dias depois de nascer já mede um metro de altura.

O pêlo do dromedário pode ser branco-sujo, bege-claro ou castanho-escuro. Normalmente vive até aos 40 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário