Nureen pelo Egito

Diario de viagem de Nureen Hayat

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Alabastros

Alabastro é uma designação aplicada a dois minerais distintos: gesso (sulfato de cálcio hidratado) e calcite (um carbonato de cálcio). O primeiro é o alabastro dos dias atuais; o segundo é geralmente o alabastro dos antigos.


Os dois tipos são facilmente distinguíveis entre si pela sua dureza relativa. O alabastro de gesso é macio, sendo riscado com a unha (dureza 1,5 a 2), enquanto o alabastro de calcite é demasiado duro para ser riscado nesta maneira (dureza 3), embora ceda a uma faca. Além disso, o alabastro de calcite, sendo um carbonato, efervesce por reação com o ácido clorídrico, ao invés do alabastro de gesso, que praticamente não é afetado por este ácido.



O alabastro egípcio foi largamente explorado perto de Suez e de Assiut; há muitas pedreiras antigas nos montes sobranceiros à planície de Tell el Amarna.



Um comentário:

  1. Olá Nureen!
    Prazer em conhecê-la. Puxa que bacana vc já foi pro Egito... meu sonho... mas por enquanto não dá.....
    Quanto a sua pergunta... eu não tenho loja fixa. Faço algumas peças como distração. Mas ultimamente só ando contando histórias pro meu filhote Nícolas de 3 anos que não deixa eu ficar parada um segundo kkkkk
    Pretendo terminar logo aquela roupa branca. Falta tão pouco e está tão bonita. Mando pro Rio sim. Já mandei roupa até pro Sul!
    Fico a sua disposição pra qualquer dúvida ok?
    Beijão e obrigada pelo elogio ao blog!!!
    Até mais!
    Lu Dalarmi

    ResponderExcluir