Sim... existem muitas peculiaridades neste país. Os costumes são completamente diferenciados. Por ser completamente turístico, o povo cresceu aprendendo a conviver com isso. Tudo é voltado para angariar capital estrangeiro. O que mais chama a atenção é a forma como isso acontece: um misto de oportunismo com ingenuidade (completamente antagônico). É engraçado olhar para este teatro vivo e perceber como ele é articulado. Para quem aprecia avaliar o comportamento humano em seus bastidores... é um prato farto!
Em todos os lugares por onde se anda no Egito, existem estas barraquinhas, principalmente nos locais onde tem alguma atração turística. Vendem estatuetas de todos os tipos. O preço varia "conforme a cara do freguês". Normalmente compra-se por 10% do primeiro valor cobrado. Lembre-se, no Egito, é você quem faz o preço que quer pagar!
Todos os lugares onde é possível, construir-se algo para ganhar dinheiro, existe um comércio para vender aos turistas.
Nos Templos, todos eles, você encontrará guardiões como este abaixo. Adoram uma foto ao seu lado, evidentemente que com alguma compensação posterior...
Se você consegue tirar fotos sem que eles percebam tudo bem... caso contrário, eles vem atrás de você para buscar pedir um "regalo" (compensação). É uma instituição isso por lá... não adianta perder o bom humor.
O assédio dos cameleiros nas pirâmides é muito grande aos turistas. É necessário bom humor. São dezenas deles. Quando você menos espera já está sentado(a) em um camelo, lá em cima, contemplando o Egito. A sensação é ótima! Você não vai esquecer jamais! Qualquer atitude deles, que não seja, colocar você sobre o camelo, será cobrada. Portanto... estabeleça o preço "antes" e pague sempre em "pounds", nunca em "dólar"...depois de descer do camelo, lógico!
Olha nós aí!!!!!
ResponderExcluir