O templo está localizado sobre um lugar elevado e próximo à beira do Nilo.Embora destruída pelas cheias e os factores de erosão o templo ainda mantém os elementos fundamentais e vestígios de cores. O templo dispõe de duas entradas e um pilono destruído, um pátio aberto com 16 colunas que ainda mantêm cenas com cores genuínas que ilustram o imperador romano Tiberio rezando e fazendo oferendas às diversas divinidades.
terça-feira, 6 de abril de 2010
Kom Ombo
Kom Ombo situa-se 45 km a norte de Assuão, na margem oriental do Nilo. Kom significa em árabe pilha de escombros ou pó acumulado sobretudo nos sítios arqueológicos. É provável que a origem é komus em grego que significa vila.Ombo é uma palavra derivada de Nwbt em hieróglifos que significa ouro e na época grega foi aumentada a letra "s".
O templo está localizado sobre um plató na margem oriental do Nilo. Foi construído inteiramente de pedras arenosas provenientes da região de Gabal El Silsila. É um templo consagrado a duas tríades, a primeira é encabeçada por Hórus o grande figurado com cabeçã de falcão, e a segunda é encabeçada por Sobek-Rá com cabeçã de crocodilo. Essa divisão excepcional e precisa está relacionado com uma lenda conhecida como " a lenda de Hór-wer e sobek-Rá" Conta a lenda que essa região foi regida por um bom rei chamado Hórus o grande, amado pelo povo e envejado e odiado pelo seu irmão malvado Sobek.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário